Foto: Reprodução

Maternidades asseguram assistência qualificada às gestantes
As Maternidades do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; do Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; e do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, realizaram 1.909 partos durante o 1º quadrimestre deste ano, período que compreende os meses de janeiro a abril.
As unidades são mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e asseguram uma assistência qualificada às gestantes que precisam dar à luz, seja no Sertão, Zona da Mata e Litoral Norte alagoano.
A Maternidade do HRAS, em Delmiro Gouveia, foi a que mais realizou partos durante os primeiros quatro meses do ano. Foram 390 normais e 371 cesárias, o que totaliza 761 procedimentos. Já no HRM, em União dos Palmares, foram feitos 345 partos normais e 261 cesáreas, somando 606 procedimentos. Por fim, o HRN, em Porto Calvo, contabilizou 542 nascimentos, sendo 316 normais e 226 cesáreas.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, os números reforçam a importância das maternidades regionais no atendimento às gestantes alagoanas. “Essas unidades representam um pilar fundamental para a saúde materna em nosso Estado, garantindo assistência qualificada, segura e humanizada para as mulheres e seus bebês, reafirmando o compromisso do governo Paulo Dantas com a vida e o bem-estar de nossa população”, frisou. O gestor da saúde estadual também agradeceu aos servidores das três unidades hospitalares pelo empenho e dedicação. “Quero parabenizar todos os profissionais das maternidades do Hospital Regional da Mata, do Hospital Regional do Norte e do Hospital Regional do Alto Sertão pelo comprometimento e excelência.
Sem o esforço e a atuação deles, não conseguiríamos oferecer uma assistência qualificada às gestantes alagoanas”, afirmou. As maternidades dos três hospitais regionais da Sesau contam com salas de pré-parto, parto e pós-parto, além de dezenas de leitos, com as especialidades de pediatria e neonatologia disponíveis. As unidades funcionam como porta aberta para baixo risco e contribuem para a regionalização da Rede de Saúde Pública do Estado, iniciada em 2015, evitando que as gestantes com gravidez de baixo risco tenham que viajar até Maceió para darem à luz.
Constatação
A moradora de Água Branca Maira das Graças, de 23 anos, deu à luz em fevereiro deste ano o pequeno Lorran, no HRAS, em Delmiro Gouveia. Além de agradecer pelo atendimento recebido, ela foi a primeira gestante a sair da unidade com a Certidão de Nascimento e o CPF do filho. “O atendimento aqui no Hospital Regional do Alto Sertão foi excelente e, para a nossa surpresa, estamos saindo daqui com nosso filho registrado", comemorou ao lado do marido, Adriano Ferreira.