Foto: Reprodução

Cesmac acompanha marco regulatório da EAD e mantém foco na qualidade do ensino
Publicadas nesta segunda-feira (20), as novas diretrizes para a Educação a Distância (EAD) anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) já estão sendo analisadas pelo Cesmac com o objetivo de fazer as adequações necessárias, atendendo as determinações e objetivos das políticas públicas da educação superior do país.
Na modalidade EAd a instituição, oferece atualmente 16 cursos, sendo
13 totalmente a distância e três prioritariamente a dia e três na modalidade semipresencial, sempre com o compromisso na qualidade acadêmica, independentemente do formato.
Os cursos semipresenciais do Cesmac são Engenharia Civil, Estética e Cosmética e Educação Física, ofertados exclusivamente em Maceió. Já os cursos prioritariamente EAD estão disponíveis nos polos de Maceió (sede), Arapiraca, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos.
Com a nova proposta do MEC, cursos de licenciatura como Letras e Pedagogia devem migrar para o formato semipresencial, o que está sendo cuidadosamente avaliado pelo setor acadêmico do Cesmac, dirigido pelo Vice-reitor Douglas Apratto Tenório.
Para o professor Dr. Dyjalma Antonio Bassoli, coordenador geral da EAD da instituição, a mudança é vista com atenção, mas sem causar preocupação.
“As transformações sugeridas pelo Ministério não se distanciam do que já praticamos. Nossos padrões de qualidade estão alinhados às novas exigências e, na maioria dos casos, o que teremos pela frente são pequenos ajustes”, explica o professor.
O Cesmac tem se destacado no cenário nacional pela excelência em sua oferta EAD. Nos últimos dois anos, a educação à distância da instituição passou por 18 avaliações do MEC, obtendo 13 notas máximas (5) e 5 notas submáximas (4). Além disso, em 2022, dois cursos da EAD alcançaram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), incluindo o curso de Logística, que recebeu a maior nota do Brasil entre os cursos da área na modalidade a distância.
“Entendemos que a educação a distância, assim como a presencial, pode e deve ser ofertada com altíssimo padrão de qualidade. Nosso projeto EAD reflete o mesmo compromisso com a excelência que marca toda a trajetória do Cesmac. A marca da instituição precisa estar associada à qualidade, seja no presencial ou na EAD, e é isso que temos feito”, reforça Bassoli.
A instituição segue acompanhando a publicação dos novos documentos complementares ao marco regulatório e manterá seus esforços para que as adaptações necessárias preservem e até ampliem a qualidade dos cursos já oferecidos.