Foto: Redação
Primeiro transplantado hepático da rede estadual recebe alta do Hospital do Coração Alagoano
Mais um momento marcante aconteceu no Hospital do Coração Alagoano, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O paciente Ricardo Cavalcante Ferreira, de 49 anos, recebeu alta clínica após o transplante de fígado. Ele foi o primeiro transplantado hepático da rede pública estadual.
O transplante aconteceu no dia 10 de janeiro, após cinco horas de cirurgia, e o paciente ficou internado na unidade hospitalar até a última sexta-feira (17). Com o novo fígado, Ricardo vai poder se recuperar em casa cercado dos seus seis filhos.
“Só tenho a agradecer a equipe do hospital, desde o pessoal da limpeza até os médicos. Quem chega aqui doente sai bem. Estou bem, firme e forte. Agora é só seguir o que os profissionais pediram e continuar minha vida feliz”, afirma o paciente com um sorriso no rosto.
Ricardo vai continuar realizando consultas e exames no Hospital do Coração Alagoano, com os especialistas da área para monitorar como está a aceitação do novo órgão. Para Ricardo, o transplante deu uma nova chance de viver e voltar a fazer o que mais gosta: trabalhar na feira.
“Espero daqui a alguns meses voltar à ativa. Estou muito animado para voltar a trabalhar na minha barraca de frutas e verduras, mas com a máscara me protegendo o tempo todo, longe de muita gente. Agradeço muito a quem doou esse órgão para mim e que Deus cuide da família dessa pessoa”, salienta o paciente.
Uma nova vida
Este transplante faz parte do programa Alagoas Transplanta. Inaugurado há menos de um ano, o programa já se consolidou como uma referência na área, com foco na captação e transplante de órgãos sólidos.
O programa inovador e de alta complexidade conta também com a participação de outras unidades hospitalares e da Central de Transplantes do Estado. Para o secretário estadual de Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, a população alagoana só tem a ganhar com a união de esforços da saúde.
“Temos o compromisso de cuidar das pessoas, com amor e excelência. Por isso, investimos na melhor estrutura com novas tecnologias, profissionais capacitados e um atendimento humanizado. Por determinação do nosso governador Paulo Dantas, estamos salvando cada vez mais vidas”, reforça o secretário.
O diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância do programa Alagoas Transplanta. “Nosso hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar três tipos de transplantes: de coração, de rins e de fígado. Estamos apenas no começo, mas já mudamos a vida de 15 pessoas que receberam novos órgãos”, enfatiza.