Foto: Reprodução

Carlinhos Maia se desculpa após circular com quadriciclo em área de proteção ambiental
O influenciador digital Carlinhos Maia utilizou suas redes sociais na quarta-feira (2) para se desculpar publicamente após ter sido flagrado circulando com um quadriciclo em uma área de desova de tartarugas marinhas no litoral Sul de Alagoas. Em sua defesa, o influenciador alegou desconhecer que se tratava de uma área de proteção ambiental.
A situação ganhou repercussão após o Instituto Biota de Conservação denunciar a presença de marcas de quadriciclos entre os municípios de Roteiro e Jequiá da Praia, região que está sob monitoramento da Reserva Extrativista Lagoas de Jequiá e responsabilidade do ICMBio. Vídeos publicados nas redes sociais mostram Carlinhos e seu marido, Lucas Guimarães, pilotando os veículos na faixa de areia.
De acordo com a legislação vigente, estabelecida pela Resolução CEPRAM nº 31/2016, é proibida a circulação de veículos motorizados nas praias da zona costeira alagoana, sendo permitida apenas para atividades oficiais, científicas ou previamente licenciadas. Em resposta ao ocorrido, Carlinhos Maia criticou a falta de sinalização no local e cobrou das autoridades ambientais a instalação de placas informativas.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) informou que tem recebido diversas denúncias sobre circulação irregular de veículos na região e está preparando uma campanha educativa em parceria com a Reserva Extrativista Lagoas de Jequiá e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jequiá da Praia. O caso poderá resultar em penalidades previstas na legislação ambiental.