Foto: reprodução
José Carlos Lyra é homenageado pelo IHGAL com a Comenda Jayme de Altavila
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, foi agraciado, na tarde dessa quarta-feira (5/2), com a Comenda Jayme de Altavila. O evento, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), contou com a presença de autoridades, acadêmicos, empresários e membros da sociedade alagoana.
A homenagem destacou a relevante contribuição de José Carlos Lyra para o desenvolvimento da indústria alagoana e seu papel fundamental no fortalecimento da parceria entre o setor produtivo do Estado e o Instituto Histórico.
“Trata-se do reconhecimento ao papel que o industrial José Carlos Lyra desempenha, não só na defesa do setor industrial, mas também às causas sociais e educacionais, procurando sempre aliar as atividades empresariais às culturais, mantendo uma parceria de sucesso com nossa instituição, que passou a ser uma extensão da sala de aula das escolas Sesi, recebendo alunos em visitas ao nosso acervo”, afirmou o presidente do IHGAL, Jayme de Altavila, filho do acadêmico que dá nome à Comenda recebida pelo presidente da Fiea.
Durante a cerimônia, José Carlos Lyra foi saudado pelo sócio do IHGAL Arnaldo Pinto de Guedes Paiva Filho, que ressaltou sua trajetória de liderança e o impacto de sua gestão na economia local. “O homenageado é uma figura notável, empreendedor desse rincão pátrio, e que ocupa, desde 1998, o cargo de presidente da conceituada Federação que representa o conglomerado das indústrias deste Estado”, disse.
“Um homem de ação, de energia incansável, reconhecido pelo seu trabalho em todo o território nacional e que tem uma trajetória marcada pela dedicação ao desenvolvimento industrial e ao fortalecimento da economia alagoana, na busca incessante de integrar o Estado de Alagoas aos avanços tecnológicos e sociais do cenário brasileiro”, complementou.
Ao agradecer a homenagem, José Carlos Lyra disse acreditar que o trabalho que desenvolvo à frente da Fiea, Sesi, Senai e IEL tenha servido como base e para a concessão da Comenda. “Ao lado de outras atividades, procuro aglutinar esforços e recursos em benefício de Alagoas, buscando apoiar iniciativas que elevem o nome deste Estado, sempre objetivando o seu crescimento”, complementou.
Na mesma solenidade, o industrial Jorge Toledo Florêncio, sócio efetivo do IHGAL, também foi homenageado com a Comenda Jonas Montenegro. O discurso em sua homenagem foi realizado pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto, Luiz Otavio Gomes, que destacou o compromisso de Florêncio com o desenvolvimento cultural e histórico de Alagoas.