A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) elevou o alerta meteorológico de chuvas ao seu nível máximo para as regiões da Zona da Mata e do Litoral de Alagoas. A previsão indica persistência de chuvas intensas, acompanhadas por rajadas de vento, especialmente na região metropolitana de Maceió, com possibilidade de extensão até terça-feira (20/05).
A situação é especialmente preocupante nos rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe, que apresentam risco de transbordamento. Há também alertas para possíveis alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana e risco elevado de deslizamentos em áreas de encosta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois níveis de alerta para o estado: um alerta laranja para 37 cidades, com previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h, válido até terça-feira; e um alerta amarelo para outras 50 cidades, com chuvas de até 50 mm/dia.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual, 184 pessoas já foram afetadas pelas chuvas. A população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 ou 156, e cadastrar-se para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.