Foto: reprodução

Fórum de Garantia à Educação e Infância debate violência escolar e melhorias nas creches "Gigantinho
O "Educar e Proteger: Fórum de Garantia à Educação e Infância" realizou sua terceira reunião, nesta segunda-feira (31), na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em Maceió. O encontro abordou temas relevantes como a prevenção à violência nas escolas, medidas de segurança e melhorias nas condições das creches "Gigantinhos", unidades de educação infantil da capital.
Participaram da reunião promotores de justiça, membros do Ministério Público e da Procuradoria do Trabalho, além de representantes das Polícias Militar e Civil. Durante o debate, o promotor Gustavo Arns destacou o fortalecimento do diálogo com as autoridades de segurança e as ações do Programa Vem que Dá Tempo, que facilita o acesso à educação de jovens e adultos.
A situação das creches "Gigantinhos" também foi um dos focos do fórum. O promotor Alberto Tenório esclareceu que o MPAL possui três procedimentos em andamento para investigar as condições dessas unidades e mencionou a importância de envolver os sindicatos e trabalhadores das creches nas discussões.
Ao final da reunião, foram definidas várias ações, incluindo a inclusão da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de Alagoas (Undime) no Grupo Observatório, que irá acompanhar a segurança nas escolas. Também ficou acordada uma aproximação entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria Estadual de Educação para revisar o Protocolo de Segurança nas Escolas. Em futuras reuniões, o fórum discutirá o projeto do Ministério Público do Trabalho e realizará novas avaliações sobre as creches “Gigantinhos” para continuar os processos de melhoria nas unidades.
O encontro contou ainda com a participação de diversas entidades e instituições que trabalham em prol da educação e segurança em Alagoas.