Foto: Assessoria
Carteira de identidade poderá ser emitida em cartório
Os cartórios extrajudiciais de registro civil de Alagoas serão mais uma opção para a população do estado emitir Carteira de Identidade Nacional (CIN). A proposta, apresentada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL), está sendo analisada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Instituto de Identificação.
As discussões sobre a implementação desse serviço nos cartórios ocorreram nesta segunda-feira (03), com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, dos juízes auxiliares da CGJAL, Geneir Marques, Kleber Borba e Laila Kerckhoff, da procuradora-geral, Samya Suruagy, do subprocurador Luís Fernando Demartine Souza, e de representantes do Instituto de Identificação.
“O objetivo é aproveitar a vasta capilaridade dos cartórios de registro civil para facilitar o acesso dos cidadãos alagoanos a este serviço, permitindo que eles realizem a emissão do documento em unidades mais próximas de suas residências, sem a necessidade de se deslocar até Maceió”, destacou o corregedor-geral, Celyrio Adamastor.
A procuradora-geral do estado, Samya Suruagy, ressaltou que é preciso unir esforços em prol do estado de Alagoas. “Vai haver uma descentralização para que aquele que mora no interior possa tirar sua carteira de identidade sem necessitar ir para um centro maior. Isso já é uma grande valia, é uma grande ajuda, principalmente para aqueles menos favorecidos”.
Do Instituto de Identificação participaram o diretor administrativo, Marcelo Casado, e o superintendente, Antônio Ferreira; além do perito adjunto da Polícia Científica, Wellington Melo.
Carteira de Identidade Nacional
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento de identificação civil no Brasil e foi estabelecida pelo Decreto Federal nº 10.977/2022. O novo modelo unifica o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o único e válido registro de identificação no país.
Em Alagoas, o documento é atualmente emitido pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Reunião entre CGJAL e PGE
Durante reunião com representantes da Procuradoria Geral do Estado, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, reafirmou o compromisso com a colaboração entre as instituições, com o objetivo de promover um sistema de Justiça mais ágil e acessível.
Já a procuradora-geral, Samya Suruagy, destacou que o diálogo contínuo entre as instituições será essencial para garantir uma Justiça mais célere e eficaz para toda a população.