Foto: Reprodução
VLT de Maceió deve voltar a circular em 2027 com tecnologia japonesa
A Defesa Civil de Maceió anunciou recomendações técnicas para a retomada da circulação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nos bairros afetados pelo afundamento do solo causado pela mineração de sal-gema. O serviço, suspenso desde 2020, poderá ser reativado após a implementação de tecnologias japonesas de monitoramento e segurança.
Uma equipe técnica da Defesa Civil de Maceió, junto com representantes da CBTU, realizou uma visita ao Japão em novembro deste ano para conhecer as práticas avançadas de gerenciamento de emergência sísmico ferroviária. A delegação se reuniu com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e visitou o Railroad Technical Research Institute.
Entre as principais recomendações para a retomada do serviço estão a conclusão das obras de estabilização da encosta do Mutange, a instalação de tecnologias de monitoramento em tempo real nos trilhos e o preenchimento das cavidades com areia. Todo o trecho da linha férrea deverá permanecer sob monitoramento contínuo.
A previsão é que o VLT volte a circular apenas em 2027, com uso temporário e monitorado da região. Não haverá paradas nos bairros afetados, sendo a passagem do trem apenas momentânea pelo local. O projeto representa uma tentativa de restabelecer parcialmente a mobilidade urbana na região, beneficiando os trabalhadores que dependiam desse meio de transporte.