Foto: Reprodução
Banda da PM embala o público em apresentação de Concerto Natalino no Teatro Deodoro
As portas do maior palco da cultura alagoana foram abertas para uma apresentação histórica da Banda de Música da PM. A instituição promoveu um Concerto Natalino, embalando militares e civis, na noite de terça-feira (17), no coração do Teatro Deodoro.
A apresentação contou com uma mistura de ritmos, entre canções natalinas, como o hit atemporal jingle bells, além de grandes sucessos da Música Popular Brasileira, animando as centenas de pessoas que lotaram o auditório do teatro.
O Concerto Sinfônico foi aberto com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que destacou a importância da instituição no incentivo e fortalecimento da cultura alagoana.
“A nossa Banda de Música, reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial do estado, é uma força que atravessa o tempo, acompanhando gerações. Ela pertence ao povo alagoano e essa apresentação é dedicada a vocês”, reforçou Paulo Amorim.
O público presente vibrou a cada canção interpretada. Na plateia, estava a professora Renata Conte, que não escondeu a emoção com a performance dos músicos.
“O período natalino mexe com os sentimentos de todos nós. É uma época de reflexão e expectativa sobre o futuro. A música é um importante canal para isso, então nada melhor do que cantar e deixar os sentimentos falarem mais alto com esse som único da Banda da PM”, expressou Renata.
Outras apresentações
A Banda de Música da PM programou uma semana de apresentações com repertório selecionado para celebrar o final de ano. A primeira performance ocorreu na tarde da última segunda-feira (16), quando os músicos se apresentaram ao público presente ao Maceió Shopping.
A última apresentação acontece nesta quarta (18), às 15h, ao ar livre, no Centro de Maceió, no cruzamento da Rua Boa Vista com a Avenida Moreira Lima.
Sobre a Banda de Música
Dentro da corporação, a Banda possui papel fundamental. Cabe aos seus integrantes a execução sinfônica em formaturas e solenidades. É a música que marca cada momento e confere a cadência da marcha e a uniformidade da tropa. Além do caráter marcial, em Alagoas, o Centro Musical também realiza performances voltadas ao entretenimento da população tanto na capital quanto no interior, por meio da seção sediada no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Arapiraca.
A Banda como hoje é conhecida data do século 19. Foi criada em 1851, com a Lei n.º 145, de 2 de junho, no organograma da então Milícia Provincial. A música miliciana esteve presente em episódios como a recepção ao Imperador Dom Pedro 2º em sua visita a Penedo em 1859. Em 1865, a Banda desfilou pelas ruas de Maceió prestando homenagem aos Voluntários da Pátria que embarcaram com destino à Guerra do Paraguai. O ano de 1936 foi marcante pelo nascimento do Bloco Vulcão, considerado o mais seguro das prévias carnavalescas de Maceió.
O ano de 1999 marcou o início dos concertos populares intitulados Vem Ver a Banda Tocar: o programa leva apresentações musicais que acontecem aos domingos no Espaço Gerusa Malta, na Praia de Ponta Verde, e atrai grande público a cada edição.