Turismo
Publicado em 11/03/2024 - 11h58min
AL firma parceria com a União para fomentar o Turismo
O pacto conta com a adesão de todos os Estados do Nordeste
Comentários (0)
+ -
Guilherme Carvalho Filho e Renato Buarque - Repórteres
Foto: Guilherme Carvalho Filho/Melhor Notícia
AL firma parceria com a União para fomentar o Turismo
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, formalizou, nesta segunda-feira (11), em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, a adesão do Estado a um importante pacto para o fomento do Turismo.

A parceria inclui o Governo Federal e os outros oito Estados do Nordeste. Desta forma, serão traçadas estratégias para que a região desenvolva diversos aspectos turísticos.

Segundo Dantas, a Indústria do Turismo tem crescido vertiginosamente em Alagoas, graças à transversalidade de investimentos realizados pela gestão.

Ele ponderou, inclusive, que, em 2023, o Estado bateu todos os recordes quando o assunto é a atração de turistas.

"No ano passado conseguimos atrair o maior número de turistas internacionais da nossa história. Além disso, 2023 foi o ano em que mais recebemos visitantes no geral. Agora, estamos aderindo a este pacto e vamos, com o apoio do presidente Lula, crescer ainda mais. Tudo isso só é possível graças a uma governança de alto nível, com metas sendo cumpridas e com investimentos efetivos em todas as áreas da gestão, o que, de uma forma transversal, nos consolida para que possamos receber bem a quem nos visita", disse Dantas.

SOL E PRAIA

O presidente da Empresa Brasileira de Turismo Embratur, Marcelo Freixo, explicou como o novo pacto poderá agregar valor ao Turismo no Nordeste.

"Nós somos o país do sol e da praia e isso está consolidado. Porém, nosso Turismo vai muito além disso. Temos o ecoturismo, o afroturismo, o turismo religioso, as rotas de charme e muitas outras coisas que atraem milhões de pessoas. Hoje, o PIB (produto interno bruto) do Brasil conta com 8% de sua totalidade oriundos do Turismo e estamos batendo todos os recordes de arrecadação, com a projeção de que esse percentual chegue a 12%. Por isso, já trabalhamos, desde o ano passado, para fomentar as atividades turísticas e, agora, trazemos essa parceria com os Estados do Nordeste, que nos permitirá fazer com que a região fique mais viável, com ampla divulgação, infraestrutura adequada, malha aérea robusta e rede hoteleira com capacidade de acolher mais pessoas", ponderou.

ECOTURISMO E AFROTURISMO

A secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, elencou duas importantes vertentes a serem exploradas no Estado.

"Nosso Estado é riquíssimo, nossas belezas naturais são maravilhosas e nosso Turismo cresce a cada dia e a olhos vistos. Temos trabalhado para fomentar a área e temos dois novos segmentos a serem explorados. Um deles é o afroturismo. Aqui em Alagoas, temos ampla notoriedade nesse sentido, graças ao Quilombo dos Palmares, e vamos alavancar essa verdade. A outra área importante é o ecoturismo, onde vamos explorar nossas belezas não só do litoral, mas lançando um olhar especial sobre as potencialidades dos nossos municípios", elencou.
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.