Políticas Públicas
Publicado em 03/01/2025 - 09h13min
Cerca de 4 mil pessoas foram acolhidas em unidades assistenciais da capital
Comentários (0)
+ -
Foto: Assessoria
Cerca de 4 mil pessoas foram acolhidas em unidades assistenciais da capital
A Prefeitura de Maceió continua promovendo diversas ações com o intuito de fortalecer os serviços e melhor atender aos maceioenses que são usuários dos equipamentos públicos, ao desenvolver projetos, reformas e inaugurações de novas unidades.

O Acolhimento Institucional é um dos serviços prestados e funciona em unidades inseridas na comunidade, que devem, obrigatoriamente, possuir características residenciais com uma estrutura física adequada para atender às necessidades dos usuários.

Acolhimento de Menores

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) mantém atualmente nove abrigos, localizados em pontos estratégicos para oferecer proteção integral para pessoas em vulnerabilidade social. Na atual administração, todas as unidades da Semdes passaram por melhorias para abrigar e dar mais conforto aos usuários

Desses nove abrigos, três são destinados ao acolhimento de menores de idade que foram abandonados, não possuem família ou que foram retirados das famílias por decisão judicial.  As unidades funcionam no bairro da Pitanguinha e têm um espaço amplo e seguro para os residentes, com quartos equipados, banheiros, área de preparação de alimentos, refeitório e espaço de lazer.

O Serviço de Acolhimento Institucional Rubens Colaço recebe crianças de 0 a 6 anos e tem quartos separados para meninos e meninas; Serviço de Acolhimento Institucional Luzinete Soares acolhe meninas de 7 a 17 anos; no Serviço de Atendimento Institucional Acolher residem meninos dos 7 aos 17 anos.

A pequena Carla (nome ficitício), de 7 anos, mora na unidade de Acohimento Rubens Colaço, com seu irmão de 4 anos, Jorge (nome fictício). “Aqui as tias são bem legais, e cuidam bem da gente. Vou pra escola, faço as lições, brinco, vou ao médico. Também gosto muito das festinhas que tem aqui e dos passeios”, disse a menina.

Acolhimento a imigrantes

Em 2024, a Prefeitura de Maceió inaugurou a Casa de Acolhimento para os imigrantes Venezuelanos da etnia Waraos, que funciona no bairro Cidade Universitária. Com o intuito de potencializar os serviços, a Semdes realizou um Processo Seletivo Seriado com 12 vagas de nível superior para reforçar o quadro de pessoal e melhorar o atendimento aos assistidos. O PSS ofereceu vagas para Assistente Social, Antropólogo, Coordenador, Educador Social, Psicólogo, Nutricionista e Mediador Cultural.

Atendimentos

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), de 2021 a 2024 o serviço de acolhimento atendeu 4.700 pessoas, entre pessoas e famílias em situação de rua, crianças e adolescentes, pessoas desalojadas devido a desastres naturais.

Conheça todas as unidades do Serviço de Acolhimento Institucional:

* Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto – atende jovens e adultos, homens e mulheres que se encontram em situação de abandono.

* Casa de Passagem Familiar - atende homens e mulheres maiores de 18 anos com filho, gestante ou nascido.

* Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Vida a Vida – oferece acolhimento provisório para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e filhos com idade inferior a 14 anos.

* Serviço de Atendimento Institucional Acolher – atende meninos de 7 a 17 anos.

* Serviço de Acolhimento Institucional Rubens Colaço – atende crianças de 0 a 6 anos.

* Serviço de Acolhimento Institucional Luzinete Soares – atende meninas de 7 a 17 anos.

* Casa Lar – atende grupo de irmãos de ambos os sexos de 7 a 18 anos.

* Casa de Ranquines São Vicente de Paulo I e II (conveniadas à Semdes) - atende pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

* Casa de Acolhimento Waraos – Atende imigrante Venezuelanos da Etnia Waraos
(Assessoria)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.