Foto: Reprodução

Debate sobre fraudes no INSS acirra polarização na Assembleia de Alagoas
A sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas foi palco de mais um embate entre os deputados estaduais Cabo Bebeto (PL) e Ronaldo Medeiros (PT). O motivo da discussão foi o escândalo dos descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS, que segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), já acumula prejuízos de R$ 6,5 bilhões.
Durante o debate, Cabo Bebeto classificou o esquema como "roubo" e responsabilizou o governo Lula pelos prejuízos, citando que foram movimentados R$ 90 bilhões só em 2023 em empréstimos consignados fraudulentos. Segundo as investigações da PF e CGU, associações cadastravam aposentados sem autorização, usando assinaturas falsas.
Em resposta, o deputado Ronaldo Medeiros defendeu o governo atual, argumentando que sete das nove maiores entidades envolvidas nas fraudes foram credenciadas durante a gestão Bolsonaro. O petista afirmou que os escândalos estão sendo descobertos agora porque o atual governo "combate a corrupção com uma Polícia Federal livre".
O acalorado debate levou o deputado Antônio Albuquerque (Republicanos) a intervir, criticando a polarização entre esquerda e direita no plenário. Ele defendeu que o caso seja tratado pelas autoridades competentes e que a House volte a discutir os problemas de Alagoas, buscando soluções concretas para o estado.