Política
Publicado em 20/09/2024 - 08h25min
PF indicia Eduardo Braga e Renan Calheiros por três cromes; saiba quais
Comentários (0)
+ -
PF indicia Eduardo Braga e Renan Calheiros por três cromes; saiba quais
A Polícia Federal indiciou os senadores do MDB Eduardo Braga e Renan Calheiros, além do ex-senador Romero Jucá, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O caso foi revelado pelo portal UOL e confirmado à reportagem CBN por fontes da Polícia Federal. O caso já foi encaminhado ao Supremo há mais de um mês, quando houve a conclusão do inquérito, mas a tramitação ocorre em sigilo.

Renan Calheiros, Eduardo Braga e Romero Jucá são acusados de favorecer a empresa Hypermarcas, do ramo farmacêutico, em troca do pagamento de propina. Vale destacar que Braga e Calheiros são próximos do Planalto. Braga é o atual relator da reforma tributária no Senado e o ministro dos Transportes, Renan Filho, é filho do senador Renan Calheiros.

Segundo o UOL, o relatório final do inquérito diz que a antiga Hypermarcas pagou cerca de R$ 20 milhões para os senadores que atuaram em favor da empresa em um projeto de lei que tramitou no Senado nos anos de 2014 e 2015, sobre incentivos fiscais a empresas. A PF ainda aponta que o senador Renan indicou um nome para a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com o objetivo de auxiliar nos interesses do grupo empresarial dentro da agência.
 
O caso é um desdobramento da Lava Jato e foi baseada na delação de Nelson Mello, à época um dos diretores da antiga Hypermarcas. O acordo de colaboração dele, no entanto, chegou a ser alvo de um pedido de rescisão por parte do MPF, mas depois houve uma repactuação e a ampliação de mais colaboradores do grupo empresarial.
Após o indiciamento, o caso foi remetido ao relator, ministro Edson Fachin, que encaminhou a investigação para análise do procurador-geral da república, Paulo Gonet. Caberá ao PGR decidir se arquiva, se solicita mais diligência ou denuncia os indiciados. Os senadores ainda não se manifestaram.
(CBN)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.