Educação
Publicado em 13/05/2025 - 08h50min
Daqui pra o Mundo: estudantes falam da expectativa para segunda edição do programa
Comentários (0)
+ -
Foto: Reprodução
Daqui pra o Mundo: estudantes falam da expectativa para segunda edição do programa
Criado para transformar vidas por meio da educação, o programa Daqui Pra o Mundo completa um ano como uma das mais significativas iniciativas do Governo de Alagoas voltadas à juventude. Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído pela Lei nº 8.783, de 22 de dezembro de 2022, o programa oferece bolsas de intercâmbio internacional para alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual, democratizando o acesso a experiências de intercâmbio no exterior. Este ano, 100 estudantes embarcarão para o intercâmbio e falam das suas expectativas em relação ao programa.

Expectativas

Os jovens contam os dias para a experiência que mudará as suas vidas. “Estou muito empolgada com essa oportunidade única em minha vida, super ansiosa com tudo. Acredito que conhecer um país novo e uma cultura nova vai ser algo incrível”, afirmou Adryele Lima, de 18 anos, aluna e presidente do grêmio da Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no CEPA, em Maceió. Para ela, o programa é uma iniciativa muito importante, “visto que incentiva os estudantes de toda a Rede Pública do ensino médio a se esforçarem para conseguir participar”.

Também da capital, Luiz Gabriel Tenório, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, no Jacintinho, falou o que espera da viagem. “Estou muito ansioso, pois terei a chance de melhorar meu inglês e visitar diversos lugares”, pontuou. O estudante também destacou o impacto do programa. “É uma ótima iniciativa, porque pode mostrar o quanto a educação vale a pena”, resumiu.

O programa

O Daqui Pra o Mundo oferece três modalidades de intercâmbio: curso equivalente ao ensino médio no Brasil, curso profissionalizante e imersão linguística no idioma do país anfitrião. A iniciativa tem como objetivos fomentar o protagonismo juvenil, preparar os estudantes para o mercado de trabalho e a vida em sociedade, ampliar seus conhecimentos acadêmicos e culturais, e incentivar o bilinguismo.

Na primeira edição, realizada em maio de 2024, 50 estudantes da Rede Estadual embarcaram para o Reino Unido, onde vivenciaram uma imersão cultural em quatro cidades britânicas — Oxford, Cambridge, Canterbury e Brighton — além da capital, Londres. Toda a experiência foi custeada integralmente pelo Governo de Alagoas, que garantiu passagens, hospedagem, alimentação e suporte durante o intercâmbio.

A segunda edição do programa ampliou ainda mais o alcance da iniciativa. O número de vagas foi dobrado: agora, 100 estudantes da Rede Estadual foram selecionados para participar de uma nova jornada educacional e cultural no Reino Unido, com todos os benefícios garantidos desde a primeira edição. A data da viagem será divulgada em breve.

Processo seletivo

O processo seletivo, conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta com duas etapas: análise documental e aplicação de uma prova de proficiência em Língua Inglesa, com 40 questões. Entre os critérios para participação estão: estar matriculado no ensino médio da Rede Estadual, ter no mínimo 16 anos até a data do embarque, frequência escolar mínima de 80%, autorização do responsável legal e submissão ao processo de concessão de visto do país de destino.

Para garantir mais transparência e inclusão, também há critérios de desempate, priorizando os estudantes mais próximos da conclusão do ensino médio e os de maior idade. Os aprovados são os alunos com as melhores notas. Já os classificados ficam como suplentes, podendo ser convocados em caso de desistência de algum titular.
(Assessoria)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.