Brasil
Publicado em 17/04/2020 - 17h20min
Ivete Sangalo é acusada de gordofobia por post no Instagram
Comentários (0)
+ -
Foto: Isabella Pinheiro/Globo
Ivete Sangalo é acusada de gordofobia por post no Instagram
A cantora Ivete Sangalo está sendo acusada de gordofobia por uma publicação feita em seu Instagram. Ao “brincar” com hábitos alimentares adquiridos nesta quarentena pelo novo coronavírus, a artista foi criticada pelo modo que encontrou para falar sobre isso: mostrando o corpo gordo como algo ruim.
Para falar sobre suas percepções acerca do isolamento que todos estamos vivendo, a cantora fez uma "piada" que tem sido bastante recorrente neste período de quarentena: a de que todos vamos engordar devido ao tempo confinados, o que seria indesejado por todos, ou seja, reforçando a ideia preconceituosa de que gordo é sinônimo de ruim.

No post em questão, Ivete compartilhou a imagem de dois bonecos que seguram suas barrigas e choram. Na legenda da imagem, a cantora escreveu: “Como vai pança? Ah, eu to bem, crescendo e aprendendo hahahahahaha. Minha barriga não ta obedecendo a quarentena, só fica saindo.”
Nas redes sociais, internautas apontaram os fatores problemáticos da publicação de Ivete e o porquê o comentário da cantora pode ser lido como gordofóbico.

"Ela, que está longe de ser uma mulher que tem 'pança', fazendo piada enquanto pessoas realmente gordas sofrem com gordofobia todo santo dia", escreveu um internauta no Twitter.

No Instagram, a jornalista Naiana Ribeiro e defensora do movimento body positive, que fala sobre a aceitação da própria imagem, também explicou por que a postagem reproduz ideias gordofóbicas e é prejudicial.

"Os dois bonequinhos estão apertando a barriga e chorando ao olhar para ela. Isso mostra que ninguém quer ser gordo e ninguém quer engordar. E não é que necessariamente eles são gordos. O grande problema é a mensagem como essa, que claramente é preconceituosa, pode fazer com que pessoas se sintam mal. E pessoas são, tipo, qualquer pessoa, porque são raríssimas aquelas que seguem o padrão considerado ideal, com o corpo de barriga negativa. E muita gente vai se sentir mal vendo essa postagem", explicou Naiana.
(vix)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.