Políticas Públicas
Publicado em 30/04/2024 - 06h42min
Parlamentares debatem Plano Diretor da Região Metropolitana de Maceió na ALE
Comentários (0)
+ -
Redação
Foto: Reprodução
Parlamentares debatem Plano Diretor da Região Metropolitana de Maceió na ALE
O plenário da Casa Tavares Bastos sediou uma sessão especial para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió (PDUI/RMM), também conhecido como Plano Diretor. Atualmente, o PDUI/RMM, que data de 2015, está em processo de renovação, um esforço que ocorre a cada 10 anos.

O PDUI é um importante instrumento de planificação e gestão das regiões metropolitanas brasileiras. Este plano, atualmente coordenado pela professora da Universidade Federal de Alagoas, Regina Dulce Lins, está em elaboração desde setembro de 2022.

O foco do Plano Diretor é a melhoria da qualidade de vida da população através do ordenamento do território. Abrange setores como habitação, saneamento, recursos hídricos, desenvolvimento socioeconômico, abastecimento alimentar, meio ambiente, mobilidade urbana e regional, entre outros. Durante a sessão, os parlamentares criticaram a gestão JHC e afirmaram que o município foi convidado para discutir a questão na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) várias vezes, mas nenhum membro da gestão compareceu.

A situação em Maceió foi destacada durante a sessão. "Maceió precisa ser uma cidade agradável para quem mora aqui e hoje ela não está sendo. O Plano discute toda a região metropolitana, mas Maceió é o polo, a maior cidade. E a gente vê um grande problema aqui", afirmou o parlamentar Lelo Maia (União). Ele citou as grotas e o fato de a capital ser uma cidade lagunar que sofre com enchentes recorrentes, além de ressaltar que a mobilidade no trânsito deixa a desejar.
(com Assessoria)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.