Foto: Reprodução
Lula, JHC, Renan e Lira no mesmo barco
Passado o pleito deste ano, os políticos já se articulam para as eleições de 2026.
Agora, a meta do prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, grande vitorioso do pleito em Alagoas, é aglutinar o maior número de correligionários de peso para concorrer, nas eleições de 2026, ao Governo do Estado.
Para tanto, o gestor municipal terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esta semana, para começar a alinhavar uma aliança.
É do Jornal O Globo (blog do colunista Lauro Jardim) a informação de que JHC quer ter, além do apoio de Lula, Renan Calheiros e Arthur Lira como companheiros de chapa.
Pelo estratagema, JHC sairia como candidato a governador, com Calheiros e Lira como seus candidatos ao Senado, tudo devidamente costurado com o mandatário da Nação.
Dessa forma, Calheiros e Lira se uniriam como favoritos na corrida pelas duas Casas Legislativas.
Além disso, existem informes de que JHC, hoje no PL, pretende deixar o partido bolsonarista, permitindo uma maior consonância com o Palácio do Planalto.
Claro, vale lembrar, a reunião entre JHC e Lula tem como pano de fundo a indicação do presidente da República para a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Isto porque a tia do prefeito de Maceió, Marluce Caldas, tem seu nome na lista tríplice de indicados para o cargo, que será avaliada pelo chefe do Executivo Federal.
- Renato Buarque Jr é jornalista