Foto: reprodução

PF fiscaliza escola de vigilantes em Alagoas; Ação segue em todo o país
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação Formação Legal IV, de alcance nacional, com foco na fiscalização de empresas responsáveis por cursos de formação de vigilantes. Em todo o país, estão sendo fiscalizadas 287 das 323 instituições registradas — o equivalente a cerca de 90% das escolas de formação existentes no Brasil — com a participação de mais de 300 policiais federais.
No estado de Alagoas, quatro Escolas de Formação de Vigilantes foram alvo da operação. A ação visa assegurar a regularidade e a qualidade dos cursos oferecidos, observando itens como o cumprimento da carga horária e da grade curricular, controle de frequência dos alunos, número máximo permitido de estudantes por sala de aula, regularidade dos instrutores e aplicação correta das provas e treinamentos práticos, como a quantidade mínima de tiros exigida.
Caso sejam encontradas irregularidades administrativas, as empresas autuadas estarão sujeitas a processo administrativo que pode resultar em penalidades como advertência, multa ou até mesmo o cancelamento da autorização de funcionamento.
De acordo com a Polícia Federal, o principal objetivo da operação é elevar a qualidade da formação dos profissionais da segurança privada, área que atua de forma complementar à segurança pública. Ao garantir uma formação mais rigorosa e qualificada, pretende-se evitar desvios de conduta, fortalecer o setor e, assim, contribuir para a proteção da vida e do patrimônio da população.