Foto: Reprodução

PM é expulsa da corporação por envolvimento em organização criminosa de extorsão no trânsito
No último desdobramento de uma investigação conduzida pela Corregedoria da Polícia Militar de Alagoas, uma policial militar foi expulsa da corporação após ser acusada de integrar uma organização criminosa especializada em extorquir condutores durante abordagens de trânsito. Além dela, outros dois militares estão sendo investigados, sendo que um deles já recebeu sanções disciplinares.
A decisão da Polícia Militar ocorreu após a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar Simplificado (PADS) contra os três envolvidos. Dois deles foram presos em cumprimento a mandados expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. O terceiro policial foi denunciado, mas até o momento não foram tomadas medidas disciplinares contra ele, de acordo com o Boletim Geral Ostensivo da Polícia Militar de Alagoas.
De acordo com as informações obtidas pela Corregedoria, a atuação da guarnição investigada consistia em abordar motoristas, identificar possíveis irregularidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e exigir propina para evitar multas e apreensão de veículos.
O relatório da corregedoria revela ainda que, quando os motoristas alegavam não possuir dinheiro no momento da abordagem, suas documentações e veículos eram retidos até que realizassem transferências bancárias via PIX. Somente após a comprovação da transferência, feita para uma conta bancária de um amigo da policial militar, os documentos eram devolvidos.
As denúncias foram confirmadas após uma extensa investigação, que incluiu a quebra do sigilo telefônico dos policiais militares envolvidos. Nas conversas captadas, os policiais foram flagrados cobrando os valores extorquidos das vítimas.
Além dos mandados de prisão expedidos pela Justiça de Alagoas, os três PMs foram denunciados pelo Ministério Público do estado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de capitais.