Mundo
Publicado em 24/04/2024 - 18h34min
Premiê da Espanha diz que cogita renunciar após investigação judicial contra sua esposa
Comentários (0)
+ -
Premiê da Espanha diz que cogita renunciar após investigação judicial contra sua esposa
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta quarta-feira (24) que fará uma "pausa" nas funções de chefe de governo após a Justiça abrir uma investigação contra sua esposa por suspeitas de corrupção --e que cogita renunciar ao cargo.

A investigação contra a primeira-dama, Begoña Gómez, partiu de uma denúncia apresentada pelo coletivo Manos Limpias, um coletivo civil ligado à extrema direita do país. O Tribunal Superior de Justiça de Madri acatou a denúncia e abriu uma investigação preliminar contra Gómez por suspeitas de tráfico de influência e corrupção.

Em uma carta publicada em suas redes sociais, Sánchez negou as acusações, mas disse que se afastará para refletir se continuará no cargo, para o qual ele foi reeleito em novembro depois de eleições antecipadas que ele mesmo convocou.

Ele argumentou que a reflexão é para proteger sua esposa da intensa perseguição que, segundo o premiê, ela vem sofrendo por parte de partidos e grupo da extrema direita do país.

"Preciso parar para refletir. Preciso responder à pergunta de se vale a pena (seguir no governo), apesar da lama em que a direita e a ultradireita pretendem converter a política. Se devo continuar à frente do governo ou renunciar a esse grande horror. Sinceramente, não sei", escreveu Sánchez.
(G1)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.