Projeto “Ritmos e Cores em MCZ” leva arte para escolas estaduais em Maceió
Com o objetivo de fortalecer a identidade artística alagoana e estimular uma reflexão sobre a presença da arte em espaços públicos, o multifacetado artista gráfico Lucas Inxame levou seu projeto “Ritmos e Cores em MCZ” para as Escolas Estaduais Professora Margarez Maria Santos Lacet e Onélia Campelo, localizadas na parte alta de Maceió.
Com quase 10 anos de carreira dedicada à arte, grafite e técnicas de muralismo, com seu novo projeto o artista busca impulsionar a prática da intervenção artística na cidade de Maceió. “A finalidade é espalhar a arte em locais públicos como escolas, praças e prédios públicos. Locais que precisam da arte como ferramenta de transformação social, tendo o foco na apresentação e democratização da arte e construindo a questão do pertencimento, a identidade do pertencimento cultural de nossos alunos e nossos habitantes”, afirmou.
A ação na Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet resultou em uma transformação significativa do ambiente estudantil, colorindo as paredes e revitalizando o espaço. O mural, inspirado nas belezas naturais de Maceió, incorpora traços e letras tradicionais, entrelaçados com elementos do grafite. O resultado pode ser visto no minidocumentário sobre o projeto, lançado pelo artista em seu canal do Youtube.
A diretora Claudete Cavalcante expressou seu entusiasmo ao abrir as portas da escola para a arte. “A Escola de uma forma geral é envolvida com a arte, já tivemos um projeto, inclusive, falando da grafitagem, que eu queira que as pessoas vissem que não é marginalidade e criminalidade, é uma arte importante. Bom, o resultado foi melhor do que eu esperava. Os alunos amaram. Se a escola ficou mais linda e os alunos amaram é o que importa", afirmou a diretora.
Na Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro do Santos Dumont, os estudantes participaram de um circuito de atividades enriquecedoras focadas no Graffite e no Rap. O evento contou com a participação de Feyk, grafiteiro de Aracaju-SE, reconhecido por suas obras de Realismo e Letras, que ofereceu mentoria aos alunos na técnica do estilo realista. Menny, grafiteiro e tatuador de Maceió, apresentou seus personagens autorais aos estudantes. Além disso, Yara Pão proporcionou uma aula dinâmica e contou com a presença de Inxame, ampliando a experiência dos alunos. O evento foi complementado por uma apresentação musical de Mc Tribo, produtor cultural, músico e arte-educador, que interagiu com os jovens e apresentou as vertentes do Rap. A etapa do projeto pode ser conferida aqui.
A ação foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
“Iniciativas como 'Ritmos e Cores em MCZ' são fundamentais para a valorização da cultura local e para o engajamento dos jovens com a arte. O governador Paulo Dantas está comprometido em apoiar projetos que promovam a inclusão e a democratização da cultura em nosso estado”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Sobre Inxame
Lucas Rafael, conhecido artisticamente como "Inxame", é graduado em Arquitetura e utiliza o grafite para ressignificar os espaços urbanos de Maceió desde 2015. Seu nome, que significa abundância no nordeste, reflete seu estilo contemporâneo, influenciado pela cultura afro-brasileira e pelo hip-hop. Lucas participou de projetos como a Semana de Arquitetura da Ufal e a exposição Urbano Grafia. Ele foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Cultural Mestre Zumba em 2020 e foi aprovado no Edital de Muralismo Colorir É Legal em 2021. Seu trabalho representa uma contribuição significativa para a cultura urbana de Maceió, tornando a cidade mais vibrante e dinâmica.