Cidade
Publicado em 24/04/2024 - 16h00min
Brota na Grota leva vacinação contra a Influenza para o Tabuleiro
Comentários (0)
+ -
Brota na Grota leva vacinação contra a Influenza para o Tabuleiro
O Brota na Grota chega, nesta sexta-feira (26), à comunidade Coca-Cola, localizada no Tabuleiro do Martins, com serviços de vacinação contra a gripe. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação serão disponibilizadas, com exceção da BCG.

A vacinação contra a Influenza tem como foco os públicos prioritários durante o período da campanha, que prosseguirá até o dia 31 de maio. Após esta data, continuará a ocorrer com as demais vacinas de rotina no Brota na Grota.

A iniciativa do programa é uma aliada da campanha Nacional de Imunização contra o vírus Influenza, desenvolvida em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Em 2024, o imunizante é trivalente, ou seja, protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo direcionada para as crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, caminhoneiros, indígenas e outros grupos prioritários. A intenção é reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção.

“Estamos levando o serviço de vacinação ao usuário, facilitando o acesso e permitindo que permaneça com a caderneta de vacinação atualizada, protegendo, assim, tanto os indivíduos quanto a comunidade, com a atualização da caderneta de vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários”, destacou a coordenadora técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Eunice Amorim.

Eunice explica que é importante que as pessoas que forem se vacinar, estejam com o cartão de vacinação em mãos. Quem tiver com algum sintoma como febre aguda, é recomendado aguardar que o quadro de saúde melhore antes de tomar a vacina, pois é preciso estar a, pelo menos, 72 horas sem febre.

Pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 devem aguardar quatro semanas após o início dos sintomas para realizar a vacinação. Há contraindicação para quem apresenta alergia a algum componente da vacina ou quem apresentou anafilaxia (alergia grave) em dose anterior.

Quem pode se vacinar:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;

Gestantes;

Mulheres em estado puerperal até 45 dias após o parto;

Idosos (acima de 60 anos de idade);

Todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados;

Professores do ensino básico e superior;

Indígenas;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e salvamento;

Militares das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade (confira a lista de comorbidades)

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Reeducandos e funcionários do sistema carcerário, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas.

Saiba quais documentos são necessários para se vacinar clicando aqui.

Pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas poderão ser vacinados mediante apresentação de um documento de autodeclaração.
(Assessoria)
Gostou! Então compartilhe sua opinião.
Nenhum comentário cadastrado.
Seja o(a) primeiro(a) a comentar.